Reforçar a Lusofonia pelo Desporto

Mário Teixeira . Departamento de Desporto e Saúde, Universidade de Évora
mario.teixeira(at)uevora.pt

Tiago Ribeiro . Departamento de Desporto e Saúde, Universidade de Évora
tiagoribeiro_fcdef(at)hotmail.com

Pedro Dionísio . ISCTE-IUL

O valor integrador do Desporto pode contribuir para estabelecer relações internacionais e reforçar a aproximação entre os povos que falam a mesmo idioma. Neste quadro, a presente comunicação pretende compreender o contributo dos eventos desportivos no âmbito da cooperação entre os países, regiões, estados ou cidades falantes da língua portuguesa, designadamente através da análise aos Jogos da Lusofonia. Neste caso, os valores do olimpismo constituem o factor agregador para, quadrienalmente, unir pelo desporto cerca de um milhar de atletas de 11 países e territórios, provenientes de 4 continentes.
Criados em 2004 pela Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP) e realizados pela primeira vez em 2006 na Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) da República Popular da China, os Jogos da Lusofonia foram o terceiro evento linguístico no mundo, juntando-se aos Commonwealth Games e aos Jeux de la Francophonie.
No final, também serão apresentados os principais desafios que se colocam no futuro para o crescimento sustentado e alargamento geoestratégico deste evento linguístico, nomeadamente ao nível desportivo, cultural e diplomático.

 Palavras-chave: cooperação, África, desporto, jogos da lusofonia

Deixe um comentário